Além de garantir mais comodidade ao indivíduo no deslocamento entre os andares da casa, o elevador residencial pode agregar mais requinte ao projeto arquitetônico ou oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência.

Esse recurso pode ser instalado num imóvel em construção ou finalizado. Neste último caso, o proprietário deveráconviver com a obra dentro da residência que, geralmente, leva entre duas a três semanas para ser concluída.

“A instalação dos elevadores em casas é bem mais simples do que a de um produto comercial”, diz Fabrício. Isso porque não há a exigência de uma casa de máquinas e o tamanho da caixa de corrida é reduzido. A altura do último pé direito precisa ser de apenas 2,70 metros, com um poço pequeno, sem prever a necessidade de grandes escavações.

O processo de escolha do modelo mais adequado, assim como a inserção do elevador na estrutura do lar, deve ser acompanhado por um profissional técnico e também por um arquiteto. O especialista vai avaliar as condições da moradia e seguir as normas de segurança.

FONTE: Zap em casa.