Sobre a empresa

Kohl Equipamentos foi fundada em 1989 por um grupo de jovens engenheiros formados pelo ITA, egressos de grandes empresas e com experiências complementares nas áreas de eletrônica, transportes verticais e fabricação de equipamentos mecânicos.

Iniciou suas atividades como uma pequena fábrica de nobreaks destinados ao uso predial e em elevadores em uma época em que importação de equipamentos eletrônicos era praticamente proibida no Brasil.

Em 1991, a empresa passou a oferecer serviços de manutenção e reforma de elevadores, vindo a alcançar uma carteira comercial com mais de 500 elevadores, com um perfil predominante de equipamentos de grande porte e alta complexidade tecnológica.

Também nesse período, valendo-se dos conhecimentos técnicos de seus engenheiros, desenvolveu uma série de equipamentos destinados ao uso em elevadores, tais como painéis elétricos de comando, fechos eletromecânicos para portas de elevador, cabinas e sistemas de alarme e iluminação de emergência. Fabricou mais de 5.000 unidades de seu mix de produtos.

A partir de 1992, com a abertura do mercado aos produtos importados, foi uma das primeiras empresas no Brasil a se associar com fabricantes estrangeiros para o rápido desenvolvimento de suas atividades fabris e de serviços. Neste mesmo ano, constitui a empresa Kohl Elevadores e Sistemas Ltda. sediada na cidade do Rio de Janeiro com o propósito específico de fabricar e importar elevadores completos e partes.

Em 1994, passa à condição de agente da empresa MacPuarsa a maior empresa espanhola de fabricação de equipamentos e elevadores completos para passageiros.

Pouco tempo depois, vem também a representar no Estado do Rio de Janeiro os elevadores comerciais e escadas rolantes fabricados pela LG Industrial System, o braço industrial na área de transportes verticais da multinacional Coreana LG.

Com sua produtividade potencializada pelas novas tecnologias, a Kohl alcançou o sucesso no mercado de elevadores novos e modernizações, realizando mais de uma centena de obras em um período recorde de apenas 3 anos.

Em 1996 estabelece uma joint venture com a empresa Access, a maior fabricante norte-americana de plataformas para cadeirantes, stair lifts (cadeirinhas) e elevadores residenciais.

Quatro anos depois, a partir do know-how adquirido na parceria com essas empresas internacionais, a Kohl conclui o desenvolvimento e patenteia o projeto do Minilift, a primeira linha nacional de mini elevadores, dotados de uma arquitetura absolutamente revolucionária.

Devido à sua liderança e presença expressiva no mercado, em 2002 a empresa Kohl Elevadores e Sistemas tem a totalidade de seu acervo comercial comprado pela maior multinacional do ramo.

Durante o período de quarentena contratual de 05 anos (cláusula de não competitividade) a empresa permanece afastada do mercado de elevadores. Nesse período, dedicou-se exclusivamente às atividades de fabricação de painéis elétricos industriais e, posteriormente, para as áreas naval e offshore.

Tendo honrado seu compromisso contratual, retorna em 2007 às suas atividades de fabricação dos já famosos e desejados Minilifts. Atualmente, não apenas mantém a área de fabricação de painéis elétricos, como também incorporou diversos outros modelos à sua linha de elevadores para melhor atender às demandas do mercado, tais como as plataformas para cadeira de rodas (para pequenos desníveis), elevadores residenciais convencionais e de luxo (home lifts), elevadores de carga para até 5.000 kg e monta-pratos da linha Minilift.

É uma história de muito sacrifício e paixão, escrita não somente pelos funcionários e fornecedores, mas também por todos os clientes que contribuíram com sua confiança e parceria comercial, a todos os quais muito agradecemos.