O governador Tião Viana realizou na manhã desta quarta-feira, 30, na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a entrega de 15 novas cadeiras de rodas motorizadas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento de R$ 75 mil nos equipamentos representa apenas uma parte do esforço do governo federal e estadual para dar mobilidade a pessoas com deficiência física.Segundo Tião Viana, o plano é entregar, até março de 2016, mais 2.200 cadeiras de rodas em todo o estado – dessas, mil são convencionais, 400 específicas para banho e mais 60 elétricas.

“A gente faz isso com o coração, faz isso por amor à vida. O sentimento para nós é humano e civilizatório. Esse é o sentido de mobilidade humana que temos de garantir a essas pessoas, e eu também agradeço o apoio do governo da presidente Dilma, por nos poder realizar isso”, disse o governador Tião Viana.

Os 15 pacientes beneficiados pelas novas cadeiras motorizadas são pessoas com maiores dificuldades motoras que impossibilitam ou prejudicam a utilização de cadeiras de rodas manuais. Todas foram avaliadas por uma junta médica. Gente como o jovem José Aurismar, que admite ter tido tempos difíceis e desmotivados, sem vontade de sair de casa, mas hoje faz faculdade de economia e tem se tornado um atleta de bocha.

“Para mim, isso não é simplesmente uma cadeira, mas um sonho. Essa cadeira representa a independência para exercer as atividades, para ir de um lugar a outro, e o conforto no nosso lar”, conta o acadêmico.

As cadeiras possuem tecnologia de ponta. São dotadas de dois propulsores, que podem fazer sua velocidade chegar a 7 km/h, com bateria de autonomia para 20 km, além de suportar cargas de até 120 kg. O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, ressalta: “Nós estamos entregando um pouco mais de respeito a essas pessoas, além de amor e solidariedade. Uma gama de sentimentos para quem precisa”.

FONTE: Notícias do Acre